Preparação para a primeira maratona

Preparação para a primeira maratona

Depois de várias provas de 5, 6, 10, 21 km, chegou a hora de dar o próximo passo e encarar um novo desafio: a sua primeira maratona!
 
Mas há que preparar o seu corpo e mente, e ainda alterar algumas rotinas de forma a chegar ao grande dia e estar o mais preparado possível. Assim, evitará lesões e chegará com facilidade à meta!
 
Escolhemos 10 dicas que consideramos mais importantes:
 
  1. Antes de tomar a decisão de participar numa Maratona, faça um check up  para ter a certeza de que o seu corpo esta equilibrado e com capacidade para suportar o desgaste inerente aos treinos e à corrida.
  2. Verifique que a sua agenda está disponível para ocupar mais do seu tempo na preparação para a maratona. O volume de treino e de descanso para uma maratona aumenta bastante.
  3. Fale com um profissional/técnico de desportopara o planeamento do treino específico para a maratona;
  4. Escolha a maratona certa!Verifique se há muitas subidas e se o clima é muito quente ou frio. Convém, numa primeira maratona, escolher uma prova mais “fácil” de forma a conseguir completá-la com sucesso;
  5. Tenha em atenção o seu calçado(não utilize uns ténis que acabou de comprar no dia da prova), postura, descanso, hidratação, alimentação(fale com um nutricionista), etc. Saiba que o risco de lesão poderá aumentar e daí os cuidados terão que ser redobrados;
  6. Não faça uma corrida longa 24h antes da maratona;
  7. Assiduidadeé indispensável nos treinos para uma maratona!
  8. Treinos de relaxamento, alongamentos e massagenssão óptimos hábitos a incluir, caso tenha essa facilidade;
  9. Exercícios de musculação devem dar enfase à musculatura da perna, coxas e coluna;
  10. Valorizar o descanso!Que é tão importante como o treino em si. Vai treinar mais e irá precisar de mais horas de sono para compensar.
Tudo a postos? Go!
 
Boa prova!