Preparação para a Corrida de São Silvestre

Preparação para a Corrida de São Silvestre

Correr 10 km exige um plano de treino regrado, existem vários disponíveis online (veja este: https://www.correrporprazer.com/2010/01/plano-basico-de-10km/). Mas para que corra tudo bem e ainda ficar com vontade de correr mais uns quilómetros no fim da competição, há técnicas e alguns truques para ajudar nesse dia. 

SIESTA PLEASE

Dormir é indispensável para a recuperação física e psicológica, sendo um factor decisivo no rendimento desportivo. Quanto mais horas de sono melhor e mais eficaz será a recuperação muscular. Tente, se possível, dormir uma sesta durante o dia. 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

As refeições em termos qualitativos deverão ser ricas em hidratos de carbono, tais como pão, massas, batatas, arroz, cereais. Os alimentos muito ricos em fibra como feijão, grão, leguminosas, os próprios legumes e hortaliças, mais fibrosos, são de evitar nos dois a três dias antes da competição, para limpar um pouco o seu conteúdo intestinal.

TREINAR NA SEMANA ANTERIOR, MAS SEM EXAGEROS

Na semana que antecede a prova não haverá muito a melhorar em termos de treino, mas há erros que podem estragar todo o trabalho já feito. Um deles é parar os treinos ou aumentar a dificuldade. Tente encontrar um equilíbrio entre os períodos de descanso e de treino. Só assim conseguirá pernas em perfeitas condições para o dia da prova!

HIDRATAR

É fundamental uma boa hidratação, mas em provas com duração inferior a 1 hora é mais importante que se hidrate bem nos dias precedentes do que durante a própria corrida. No dia da competição, beba apenas o necessário para satisfazer a sua sede, sem exageros, e não beba nada nos últimos 45 minutos antes da partida.

CAFEÍNA NA ALTURA CERTA

Há muitos corredores que adoptam a cafeína para um boost na passada, mas há que ter em conta o momento em que a tomam. O pico de acção da cafeína dá-se por volta de 60 minutos após o consumo. Por isso, se pretende correr 10 km na próxima hora, consuma a sua bebida com cafeína 10 a 20 minutos antes. Contudo, se pretende ser mais rápido, beba meia hora antes. Isto só se verifica em atletas que não estão habituados ao consumo de cafeína. 

PÉS DE ALGODÃO

Calçar uns ténis confortáveis, leves e adequados ao seu pé, pode aumentar as hipóteses de conquistar o seu recorde. Mas é super importante não esquecer que, no dia da prova, só deverá utilizar roupas e calçado que já testou e aprovou nos treinos!

...E LEMBRE-SE! NADA DE ARRANQUES MALUCOS PORQUE TUDO O QUE COMEÇA DEPRESSA ACABA DEPRESSA

Corrida contínua em ritmo lento, deverá ser um ritmo confortável que lhe permita por exemplo conversar com alguém.

Boa Prova!