Fartlek para os corredores

Fartlek para os corredores

O Fartlek, é uma modalidade de treino que surgiu na Suécia, na década de 30, e que combina diferentes ritmos de corrida num mesmo treino. O termo “fartlek” pode ser interpretado como “jogo de corridas” e vem das palavras suecas “fartlöpning” (correr) e “lek” (brincar). Devido à sua eficácia, é utilizado até aos dias de hoje por atletas de várias modalidades.

O método consta da superação de percursos com subidas, descidas, planos, com areia, terra, pistas de corrida, etc. Nesses percursos, os atletas devem apresentar variações de ritmos, embora a intensidade da corrida varie de acordo com as distâncias e o tempo dos esforços executados. A intensidade, duração e tipo de terreno é determinado pelo atleta.
Desta forma, devemos ter em atenção que o treino deverá ser alternado, variando de um trote leve, até um ritmo forte. Esta alternância, não deve ser gradual, mas sim variada. Assim pode começar com um aquecimento, passar para um ritmo ligeiro, depois para um ritmo de corrida, ritmo forte, novamente um ritmo leve e assim sucessivamente.

Este método é, não só, uma excelente forma de variar e quebrar a monotonia do seu treino mas também de melhorar a sua capacidade física. Se fizer sempre o mesmo treino, é natural que este acabe por se tornar monótono. Repetir o mesmo percurso, sem variar a intensidade e a duração do treino, pode levar não só à desistência da prática da corrida, como impedir uma evolução. É importante introduzir variedade aos treinos, o que implica experimentar novos ritmos. O Fartlek, Pode providenciar um excelente endurance numa sessão de treino, bem como ajudar a desenvolver a velocidade na corrida. Fornece algum trabalho de predominância anaeróbia no treino de atletas que normalmente só desenvolvem a resistência aeróbia.

Apesar de ser um bom método para ser utilizado no seu plano de treino, não deve ser o método principal ou o único.

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