Erros Graves dos Corredores de Inverno

Erros Graves dos Corredores de Inverno

Está frio e a vontade de correr até pode diminuir, mas o Inverno é a estação perfeita para melhorar a sua performance nas corridas. Não desista, mas não cometa os 5 maiores erros de quem corre nesta época do ano:

ERRO Nº1 Não tomar banho logo de seguida

Poderá soar estranho, mas depois do treino, a nossa temperatura corporal sobe, e não é recomendável expor-se a alterações bruscas de temperatura. Evitará assim as gripes e constipações que resultam destas alterações. Evite deixar a roupa secar no corpo. Tome um banho e troque de roupa o mais rápido que conseguir após o treino.

ERRO Nº2 Esquecer a água

Está frio e a vontade de beber água não é tão forte como no tempo quente, mas o risco de desidratação persiste. Mantenha-se bem hidratado pois o corpo transpira e perde água mesmo em dias de frio.

ERRO Nº3 Fazer o mesmo aquecimento que faz em tempo quente

O frio aumenta o risco de contraturas musculares. Por isso, a necessidade de um aquecimento mais forte é ainda maior. Quem tem problemas de artrite e artrose deverá mesmo triplicar os cuidados. Uma estratégia para evitar lesões é fazer o aquecimento sem pressa, estimulando os músculos aos poucos. Experimente fazer uma caminhada antes de iniciar a corrida. 

ERRO Nº4 Fazer os mesmos trajectos e as mesmas técnicas 

É importante aplicar técnicas diferentes conforme a meteorologia. Se estiver a treinar para uma prova certamente já teve de enfrentar uma mudança de sol para chuva, ou vice-versa. Isto poderá influenciar bastante o desempenho.
 

ERRO Nº5 Não utilizar roupa adequada

Com frio e chuva opte por roupas leves, sintéticas e de secagem rápida. Escolha uns ténis que não ensopem e que tenham uma sola antiderrapante. Poderá utilizar um buffer para tapar as orelhas e as calças e t-shirts deverão cobrir o corpo todo. Depois do treino deixe secar bem os ténis até à próxima utilização.