Erros a evitar na compra de uns ténis novos

Erros a evitar na compra de uns ténis novos

Comprar uns ténis é um momento importante para qualquer corredor. Segundo especialistas, a mudança do calçado pode mesmo vir a desencadear algum tipo de problema físico.

Sabia que um calçado de corrida deverá ter uma duração de cerca de 450 a 800 quilómetros?

Claro que nem sempre contabilizamos os quilómetros, mas deveremos ter em conta que o desgaste do calçado é um factor de risco porque modifica a mecânica do movimento, além de prejudicar o corpo por perder a capacidade de absorver o impacto. Se chegou a altura de tocar de ténis, evite os erros mais comuns na compra de uns ténis novos:

1. Comprar uns ténis muito pequenos 

Os ténis de corrida costumam ser cerca de 1 número acima do calçado normal. Na parte traseira deverão ficar com uma pequena folga entre os ténis e o calcanhar, sem que deixem deslizar o pé para fora dos ténis. O truque para saber o seu tamanho ideal de ténis é verificar na parte da frente se consegue fazer um movimento de tocar piano com os dedos do pé. O pé cresce, não decresce. Não tenha medo, nem vergonha de comprar o número acima!

2. Comprar uns ténis porque são giros 

Acontece mais a quem se está a iniciar no mundo das corridas, mas não deixa de ser uma razão errada para escolher os ténis. Uns ténis de corrida deverão acima de tudo ser funcionais. A beleza, vem depois!

3. Comprar uns ténis porque são topo de gama

Não há pés iguais e, o formato de cada pé pede um tipo de ténis diferente. O melhor será, calçar os ténis, caminhar um pouco pela loja e depois então decidir se o topo de gama (ou não) se adequa ao seu pé.

4. Comprar ténis de manhã

O pé incha naturalmente ao longo do dia e se comprar uns ténis logo pela fresca, poderá correr o risco de, ao fim do dia, chegar à conclusão de que os estão largos demais para correr. Logo, a melhor hora para comprar qualquer tipo de calçado é ao fim do dia.

5. Evitar as lojas especializadas 

Com medo de serem levados a comprar uns ténis caríssimos, os corredores novatos tendem a procurar ténis em promoção ou online. Mas, ao contrário disso, é extremamente importante procurar ajuda de um profissional qualificado de forma a comprar os ténis adequados ao seu pé.

O mais importante é evitar estes erros durante o processo de compra de forma a assegurar que irá adquirir os ténis que melhor casam com o seu pé e garantir que os mesmos venham a ser um motor para correr mais e melhor!

 

Boas corridas!