8 dicas – antes da maratona

8 dicas – antes da maratona

Correr já faz parte da sua vida. Certo? A sua família e amigos já o reconhecem como um corredor. Você até já se sente como um verdadeiro atleta. Chegou aquela altura em que se questiona sobre correr a sua primeira maratona. Antes de mais: Está preparado para começar a treinar para uma maratona?

Já corre com regularidade? O treino para a maratona não é algo para se levar com leveza. Vai precisar de um plano de treinos específico. Não é impossível e não há razão para que uma pessoa saudável não o consiga fazer. Mas, como muitos maratonistas confirmam, o maior desafio não é a maratona mas o treino que antecede a mesma que é também a altura em que muitas pessoas desistem por lesão.

Se tomar algumas precauções o treino para a maratona e a própria maratona poderão ser bem mais fáceis e menos dolorosos.

  1. Fale com o seu médico sobre o treino que pretende iniciar e verifique com ele se está em forma e de saúde para cumprir o plano de treinos. O médico poderá sugerir algumas recomendações para o ajudar com a exigência dos treinos;
  2. Deverá estar a correr há, pelo menos, 6 meses (24/32 Km por semana) antes de sequer ponderar uma maratona;
  3. Se já corre com a regularidade necessária está na altura de escolher um plano de treino que poderá encontrar na internet.
  4. No inicio, comece sempre por corridas mais curtas (5/10Km). Isto ajudá-lo-á a melhorar a velocidade;
  5. Planeie cuidadosamente a sua alimentação e hidratação. É natural que coma um bocadinho mais e, por isso, precisará de mais líquidos. Se já tem uma dieta equilibrada, não há necessidade de mudar os hábitos alimentares. Mas, tenha sempre em conta que é muito importante comer alimentos ricos em vitaminas, tais como: fruta, vegetais, frutos secos e sementes. Também precisará de muitas proteínas: Carnes magras e ovos. Não se esqueça dos líquidos! Adicione fruta fresca e/ou bebidas isotónicas à água;
  6. Tenha em conta o seu estilo de vida e tente adequá-lo ao treino. Não se pode esquecer das exigências e compromissos familiares e profissionais. Tenha em atenção o seu corpo, se tem tendência para lesões convém que o seu treino seja mais específico;
  7. Trate bem do corpo com algumas massagens desportivas e alongamentos nos dias de descanso;
  8. Atenção ao equipamento de corrida: ténis e roupa CONFORTÁVEL e que vá de encontro às suas necessidades!

Não desista! Boas corridas!

IMPORTANTE: Este artigo é um apanhado daquilo em que se deve focar para se preparar para sua primeira maratona. Os aspectos específicos dos programas de treino não estão incluídos, mas recomendamos que os procure de acordo com a sua preparação física e necessidades!